quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O Cubal

Decidimos (a Susana, o Nuno, o Raul e eu) ir ao Cubal, um Município da Província do qual todos ouvíamos falar muito mas não tínhamos qualquer tipo de imagem…Sabíamos por onde devíamos ir mas não fazíamos ideia de como estaria a estrada…das pessoas a quem perguntámos ninguém nos sabia dizer como estaria...sabiamos que a Odebrecht está a trabalhar nessa via mas…

Decidimos que avançaríamos cerca de 1h30…depois logo decidiríamos se valeria a pena continuar ou não.

Aqui começa a nossa aventura!

Foram 300km de viagem (ida e volta)…um total de 6 surpreendentes horas por terras lindíssimas, paisagens já de Planalto até chegar ao Cubal. Depois…uma espécie de savana…terra vermelha até ao Cubal, um Município lindíssimo mas que como todos os Municípios com grandes problemas de manutenção das infra-estruturas….a cidade é muito bonita. Casas grandes, pequenas, ruas cheias de flores…Valeu a pena. Chegámos, visitámos uma escola, fizemos um piquenique em frente à Igreja (só percebemos da centralidade do local quando a missa terminou e saiu uma multidão de pessoas que ficou a olhar para nós, 4 pulas a comer sanduíches debaixo de uma árvore por causa do calor), fomos a uma casa de banho pública e regressámos a Benguela para as habituais cucas (a melhor cerveja de Angola) de fim de domingo!

Novamente as fotografias da Susana...as pilhas recarregáveis ainda "não estão a aparecer mais"...



Se há uma imagem que impressiona no Planalto são as formações rochosas...São perfeitas e parecem estar numa posição de equilibrio que ninguém explica...A pergunta "quem é que pôs lá" ou " de onde é que apareceram" surge naturalmente sem que ninguém consiga explica muito bem....





Ao longe...finalmente...o Cubal.



















5 comentários:

Anônimo disse...

Contamos visitar muitas vezes o teu blogue, não só porque queremos saber da tua vida (não, não é mexerico !), mas porque sabes captar o lado misterioso e fantástico dessa vida que te rodeia em terras de Angola.

Unknown disse...

Mas afinal onde estão os leões, os tigres, os elefantes, enfim...os animais selvagens que nos livros da nossa infância se passeavam nas savanas africanas???

Só vi um lagarto! Eh! Eh!
Sem medos.

A mim só me aborrecem as baratas voadoras e as outras!

Será que ficaram na cidade?

Bjs

Mummy

MJ disse...

A propósito dos animais selvagens...escreverei sobre isso mas a verdade é que 30 anos de guerra resultaram na fuga dos animais para outros lados...como diria alguém que conheci cá "em pleno centro de áfrica, mesmo no meio do mato e o único animal selvagem que se vê é a lebre"...
Quanto às baratas...bom...há muitas e de diferentes cores e tamanhos. Confesso que quando estive no Bocoio me assustei um bocado porque pareciam mutantes...enormes, escuras e com umas antenas que deviam medir uns 10cm...

Anônimo disse...

Mary Joo...
que saudades!!! já não falamos há tanto tempo...
como estão as coisas??
como tens passado os dias???
quero saber tudo, não sei como,mas tens que contar...demorámos a escrever pois temos tido testes e por isso por vezes não dá para virmos escrever!!!
o teu blog está muito fixe!!
GOSTO MUITO DE TI...
BjAo da tua mana!!

Anônimo disse...

como é a 1.ª vez no blog vou ser breve ( depois de ver e ler com atenção) será outra coisa.
As fotografias são belas e o que consigo ver é a parte de Angola bonita de que me lembro.
beijos