Encontrei um apartamento muito simpático, reabilitado, mobilado, com uma renda ligeiramente mais baixa do que os valores de mercado praticados…com alguns problemas de energia (o gerador ao qual estou ligada funciona raramente…ainda não percebi porquê) e de água mas dada a dificuldade e o desgaste deste processo acabei por decidir ficar com este e não procurar mais….Bom, verdade seja dita que tinha encontrado uma outra casa…a casa verde…fantástica, linda, também mobilada . Muito engraçada mas a falta de entendimento entre o proprietário e o intermediário -enquanto um dizia que a casa estava sim senhora para alugar o outro dizia que não estava nada- desisti.… verdade é também que os intermediários continuavam a mostrar a casa verde a quem a quisesse ver…
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
A procura de casa...
Tenho consciência de que ter conseguido encontrar uma casa e mudar-me um mês depois de ter chegado cá foi um verdadeiro acto heróico! Resultado de muita pressão, persistência e insistência. O logístico da organização contactou umas figuras importantes que têm como função mediar a relação entre a procura e a oferta - os intermediários. Houve dois intermediários que encontraram umas quantas casas e lá fui – eu e o Teixeira- visitá-las e conversar com os proprietários. Fiquei verde com os preços das rendas (e eu que achava que a minha era muito alta)….Oscilavam entre os 2000 e os 4000 USD mensais, claro (sempre negociáveis embora a negociação nunca alterasse significativamente os montantes). Com a agravante de que todos exigiam o pagamento de um ano de renda adiantado (bom…alguns eram flexíveis e facilitavam…pediam só o pagamento correspondente a 6 meses de renda). A loucura…O engraçado era que os nossos intermediários eram também intermediários de outras pessoas o que justificava a necessidade da existência de uma outra regra (informal) …quem pagar primeiro fica com a casa! Ora quem trabalha para organizações tem sempre várias outras regras formais de procedimentos que devem ser cumpridas…verificar a legalidade da propriedade da casa (aqui é um problema sério), assinar o contrato (implicando o debate aprofundado de cada clausula), efectuar a transferência bancária, verificar o depósito…O tempo que se perde com estes procedimentos pode implicar a perda da casa….Às vezes desanimámos…Ainda por cima sempre com a sensação de que não há nada que nos possa proteger….não há lei, as regras são as nossas…a verdadeira sobrevivência. Isto, para quem não está habituado (será que alguém se habitua?) é um processo muito desgastante…Na verdade, tenho a sensação de que mesmo para quem já sabe como as coisas funcionam, o desgaste está lá sempre. O que muda é o depois….
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Que grande palácio! Sim senhora! Uma mansão à maneira. E até tem máquina de lavagem. E águinha para a de lavagem, tem? Bjs Mummy.
Que bom amiga já teres encontrado o teu espaço, agora tens de pôr um pouco de ti... com côr...
Beijinhos nossos
Filipa e Rafael
Postar um comentário